Câncer
Aula Teórica
As células do câncer têm crescimento anômalo, invasibilidade, potencial replicativo, potencialidade em formar vaso sanguíneo.
Na patologia estuda-se a classificação do câncer (benigno ou maligno), mas na realidade tem-se um número bem grande de características a serem avaliadas para realizar esta classificação, mas a HERDABILIDADE GENÉTICA é um fator importante para a caracterização de um tipo de tumor. Quando nós analisamos por exemplo a capacidade de se FORMAR NOVOS VASOS SANGÚINEOS, e levamos em consideração que um tecido que está em AMPLA PROLIFERAÇÃO precisa de dois itens básicos (oxigênio e nutrientes), apesar da independência deste tecido, o oxigênio e os nutrientes só chegarão a ele através destes novos vasos.
Quanto ao poder de invasibilidade, quanto mais encapsulado o nódulo está, menos tumorigênico ele é. Logo, quando vemos aquele monte de perninhas, de “projeções”, de raízes que o tumor emite, isto tem a ver com o poder que ele tem de ser mais ou menos invasivo. O potencial replicativo, a tal da METÁSTASE, como tem muitos vasos em volta, tem chance se alguma célula se desprender, cair na corrente sanguínea e migrar, e ir povoar outros tecidos ¿ Quanto maior é esta chance, maior é o poder de invasibilidade do tumor. Alguns tumores, só pela localização , já tem poder de malignidade, como são tumores que se desenvolvem por exemplo em sistemas móveis, como no caso do nervoso. Independente de alguns fatores, ele já tem tendência a ser maligno.
Dentre as inúmeras doenças crônicas lidar com o câncer é uma realidade, é mais um desafio.
Possibilidades Celulares e Agentes Mutagênicos
Regulação do Ciclo
Antioncogenes, Oncogenes e Protoncogenes
Imortalidade Celular
Participação do DNA viral
Alguns Tumores e seus fatores genéticos:
Quando observa-se gráficos correlacionando números e tipos de tumor, existem tumores que são próprios do fenótipo masculino e existem tumores que são próprios do fenótipo feminino e existem