Produção de alimentos vs produção de biomassa.
Padronização de Soluções
Determinação de Hidróxido de Magnésio em amostra de leite de magnésio
Determinação de Hidróxido de Amônio em tintura de cabelo
Acadêmicas: Daiane de Lima Alves
Ingrid Ferracioli Kuhn
Jessika Paula de Oliveira
Marcos William Cavalcante
Professor: Dr. Magno A. G. Trindade
Disciplina: Química Analítica Quantitativa
Dourados-MS, 08 de Maio de 2014
Resumo
O relatório a seguir, apresenta análises de volumetria de neutralização realizadas, ou seja, através da técnica de titulação, a determinação da quantidade de uma espécie química (analito) em solução, medindo-se a quantidade de reagente (de concentração conhecida) necessária para reagir completamente com a espécie química a qual se deseja determinar. Serão apresentados três procedimentos: padronização de soluções, determinação da quantidade de hidróxido de magnésio em amostra de leite de magnésio e determinação da quantidade de hidróxido de amônio em produto comercial – tintura de cabelo. Introdução
A análise volumétrica está baseada na operação de uma titulação. Quando o volume da solução é monitorado, chama-se volumetria. Em uma titulação, se determina a quantidade de um composto através da reação deste com um reagente padronizado.
As reações são simples, rápidas e o ponto final da titulação é determinado através da mudança de coloração na substância, na qual se utiliza indicadores visuais para tal observação.
O padrão primário é um composto puro que permite preparar uma solução padronizada por pesagem direta do composto e diluição até o determinado volume de solução. Um reagente padrão secundário é um composto que permite preparar uma solução titulante.
As análises presentes foram realizadas utilizando conhecimentos de volumetria.
Objetivos
Padronização de solução de hidróxido de sódio (NaOH) e ácido clorídrico (HCl)
Determinação da quantidade de hidróxido de magnésio em amostra de leite de magnésio