Câncer
Esta doença tem um período de evolução duradouro, podendo, muitas vezes, levar anos para evoluir até ser descoberta. Atualmente, foram identificados mais de cem tipos desta doença, sendo que a maioria tem cura (benignos), desde que identificados num estágio inicial e tratados de forma correta. Como os tumores nascem
Os tumores aparecem no organismo quando as células começam a crescer de uma forma descontrolada, em função de um problema nos genes. A causa dessa mutação pode ter três origens : genes que provocam alterações na seqüência do DNA; radiações que quebram os cromossomos e alguns vírus que introduzem nas células DNAs estranhos. Na maioria das situações, as células sadias do organismo impedem que estes DNAs passem adiante as informações.
O tumor desenvolve um conjunto de rede de vasos sanguíneo para se manter. Através da corrente sanguínea ou linfática, as células malignas chegam em outros órgãos, desenvolvendo a doença nestas regiões. Esse processo de irradiação da doença é conhecido como metástase.
Esta doença é tão perigosa, pois possui capacidade eficiente de reprodução dentro das células e também porque se reproduz e coloniza facilmente áreas reservadas a outras células.
Mitose descontrolada mitose descontrolada é quando algumas células - de um determinado tecido - começam a se multiplicar de maneira desgovernada, através de mitoses.
Às vezes esse processo pode se iniciar quando há alguma lesão, em outras ele é incitado.
De qualquer maneira, é esse processo de divisão celular descontrolado e excessivo que forma tumores e dá início à desenvolvimentos cancerígenos.
Tanto os benignos como os malígnos. O que irá diferenciar esses dois tipos, será o seu nível de propagação dentro do organismo: o benigno se mantém isolado no tecido afetado; já o maligno se "espalha" atingindo e comprometendo outros orgãos. Esse processo de propagação do tumor maligno denomina-se metástase.
As causas para essa reação anormal do