Cárie dentária
Avalie este artigo Cárie dentária: quais são as causas? Como evitar?
O que é a cárie dentária?
Os dentes são recobertos por uma camada dura de esmalte, cuja função é protegê-los de qualquer agressão externa. Quando esta camada desaparece, permite que os germes presentes na boca ataquem os dentes. A cárie dentária é uma doença infecciosa e transmissível. Ela é a destruição localizada dos tecidos dentais produzida por esse ataque, o que ocasiona nos dentes a presença de uma cavidade que progride em tamanho, até destruir todo o dente, se não tratada a tempo.
Quais são as causas das cáries dentárias?
Há várias teorias sobre as causas precisas das cáries, mas em geral elas concedem importância aos fatores genéticos, nutricionais e hormonais. Algumas pessoas apresentam uma proteção genética contra as cáries.
As cáries dentárias são causadas por ácidos (acético, butírico e, principalmente, lático) produzidos pela fermentação de restos de carboidratos da dieta, esta fermentação é feita por determinadas bactérias que se encontram normalmente na boca.
Enfim, a cárie dental resulta do desequilíbrio entre desmineralização e remineralização dos dentes, na dependência de:
Um pH bucal menor do que 5,5.
Fatores do hospedeiro que possibilitam maior formação e retenção de placa bacteriana.
Fatores salivares.
Fatores microbiológicos.
Dieta do paciente.
Como se produzem as cáries dentárias?
As cáries dentárias resultam da degradação de açúcares e sua transformação em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. O flúor e o cálcio inibem esse processo. Quando não se faz uma escovação correta dos dentes, acumulam-se neles restos de alimentos e as bactérias que vivem na boca aderem-se a eles, formando a placa bacteriana que se deposita sobre os dentes, onde os açúcares dos restos de alimentos são transformados em ácidos, que corroem o esmalte dos dentes, formando uma cavidade, que é a cárie