Cárie dentária
O que é uma cárie dentária?
Uma cárie dentária é definida como uma destruição localizada nos tecidos dos dentes causada pela ação das bactérias.
Causas da cárie dentária?
As cáries podem desenvolver-se debaixo da superfície dentária, onde não conseguimos ver a olho nu. Quando ingerimos alimentos que contêm hidratos de carbono (açúcares,etc.), estes hidratos de carbono servem de alimento às bactérias da placa bacteriana que produzem ácidos e penetram no dente. Com o passar do tempo, o esmalte do dente começa a deteriorar-se debaixo da superfície dentária enquanto esta mantém-se intacta. Quando esta sub-superfície desaparece, a superfície colapsa expondo a cavidade.
As cáries dentárias desenvolvem-se com mais frequência nas fissuras das superfícies oclusais dos dentes posteriores, entre os dentes e junto à linha gengival. Mas independentemente onde elas ocorram, a melhor forma de detetar e tratá-las antes que se tornem um problema mais sério.
Explicação química da cárie dentária?
Os dentes apresentam em relação ao meio ambiente bucal um comportamento altamente dinâmico. O pH salivar tende a ser neutro. Quando o pH é menor que 5,5 (meio ácido) é atingido na cavidade bucal, e a composição da saliva em Cálcio (Ca) e Fosfato (P) torna-se inferior. Deste modo, a tendência é o esmalte perder Cálcio (Ca) e Fósforo (P) para o meio bucal, tentando atingir o novo estado de equilíbrio em função do pH atingido. Isto ocorre nos dentes toda a vez que ingere-se açúcar, e o pH inferior a 5,5 é atingido, ocorrendo como consequência a dissolução do esmalte. Este fenômeno é denominado por desmineralização. Quando o pH retorna ao normal, dá-se então o processo de remineralização.
Formas de prevenção?
● Escovar, pelo menos, duas vezes ao dia e usar fio dentário diariamente para remover a placa bacteriana entre os dentes e debaixo da linha da gengiva.
● Fazer consultas regulares no dentista. O tratamento preventivo pode ajudar a evitar que os