Cálculo
E a força atrativa que mantém dois ou mais átomos unidos. Quando uma ligação química é formada, há um decaimento de energia, na qual o arranjo resultante tem menos energia do que a energia total dos átomos muito separados.
Existem três tipos gerais de ligações químicas: iônica, covalente e metálica. Entretanto, as ligações iônica e metálica são uma espécie de ligação covalente. * Símbolos de Lewis
Os elétrons envolvidos em ligações químicas são os elétrons de valência, os localizados no nível incompleto mais externo de um átomo. Para um entendimento através de figuras sobre a localização dos elétrons em um átomo, representamos os elétrons como pontos ao redor do símbolo do elemento.
O número de elétrons disponíveis para a ligação é indicado por pontos desemparelhados.
* Regra do octeto
Os átomos frequentemente ganham, perdem ou compartilham seus elétrons de valência para atingir a configuração eletrônica do gás nobre mais próximo deles na tabela periódica (dupleto s² ou octeto s2p6). Os gases nobres têm distribuições eletrônicas muito estáveis, como evidenciados por suas altas energias de ionização, baixas afinidades por elétrons adicionais e deficiência geral de reatividade química.
Um octeto de elétrons constitui-se de subníveis s e p completos em um átomo.
Existem muitas exceções á regra do octeto, mas ela fornece uma estrutura útil para introduzir muitos conceitos sobre ligação química. * Ligação Iônica
Resulta da transferência de elétrons da camada de valência de um metal para um ametal. O átomo que perde o elétron torna-se um íon positivo (cátion) e o átomo que ganha o elétron, torna-se o íon negativo (ânion).
Exemplo:
Na11 - 1s2 2s2 2p6 3s1[Ne] 3s1 - Na Na+ + e- - Na (1s2 2s² 2p6) = [Ne]
Cl17 - 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 [He] 3s2 3p5 - Cl + e- Cl- - (1s2 2s2 2p6 3s2 3p6) = [Ar]
O Na e Cl ganham ou perdem elétrons até que a configuração eletrônica de um gás nobre seja