cálcio e lisossomo
- Parede celular:
Funções: Proteção (defesa contra bactérias e fungos); Suporte mecânico (a parede celular envolve a célula, fornecendo suporte e sustentação); Controle de substâncias (Possui flexibilidade e permeabilidade, permitindo que os materiais das células possam entrar e sair livremente); Nutrição; Aderência (Permite a adesão de uma célula em outra fazendo com que ocorra a passsagem de substâncias entre elas.).
Formação: A parede celulósica começa a ser formada por ocasião da divisão celular. No final deste processo forma-se na região equatorial da célula, de dentro para a periféria, a lamela média. Então de ambos os lados dessa lamela, começaa a depositar celulose.
Composição: O principal componente da parede celular é a celulose, um polissacarídeo, formado por moléculas de glicose, unidas pelas extremidades. Associada à celulose aparece outros carboidratos como a hemicelulose, pectinas e proteínas estruturais chamadas glicoproteínas. Devemos considerar ainda, a ocorrência de outras substâncias orgânicas tais como: lignina, compostos graxos (cutina, suberina e as ceras), tanino, resina, etc., além de substâncias minerais (sílica, carbonato de cálcio, etc.) e da água.
Subdivisão: A parede que se forma primeiro, durante o crescimento da célula é denominada parede primária (PP). Ela é constituída principalmente de celulose, hemicelulose e compostos pécticos. Geralmente essa parede é delgada nas células que posteriormente formam a parede secundária e também naquelas células que apresentam metabolismo intenso. Internamente à parede primária, se forma a parede secundária, após ter cessado o crescimento da célula. Ela é composta de camadas,designadas respectivamente: S 1, S 2 e S 3 (sendo que esta última (S 3) pode ser ausente). Esta separação da parede secundária em camadas deve-se à diferença no arranjo das fibrilas de celulose nessas diferentes camadas . Entre essas duas paredes aparece a lamela