Cyberbulling
Cyberbullyng:
A Perversidade Virtual
Penha, 09 de Maio de 2013
3º Técnico em Hospedagem
O que é cyberbulling?
É a prática de humilhações, xingamentos brincadeiras ou piadas realizadas através da internet que humilham e ridicularizam qualquer pessoa perante a sociedade virtual. Acontecem especialmente entre os jovens porque não pensam bem nas consequências destes atos e são os que mais usam as novas tecnologias.
Causas do cyberbulling * Piadas inapropriadas, divertimento com a desvantagem do outro. * Brincadeiras não permitidas pelas vítimas. * Em alguns casos os agressores não têm noção da gravidade da “brincadeira” que está fazendo. * Em outros casos, os agressores têm total noção da agressão, e continuam praticando com o objetivo de ferir emocionalmente as vítimas e prejudicar os outros, mas não querem se prejudicar. * Conseqüências
Consequências nas vítimas * Medo * Raiva * Vergonha * Humilhação * Instabilidade emocional * Baixa auto-estima * Doenças * Depressão * Transtornos psicológicos * Suicídio * Ou, revolta, que podemos usar como exemplo o Massacre de Realengo no RJ.
Algumas pesquisas apontam que: 81% dos jovens dizem que bulling online é mais fácil de lidar e fugir que pessoalmente, cara-a-cara.
Talvez seja por isso que 1 em cada 3 crianças são ameaçadas online. 3 milhões de crianças saem da escola a cada mês porque sentem-se ameaçadas (é como se fosse toda a cidade me Chicago matando aula).
Vítimas de bulling são mais susceptíveis a cometer suicídio do que crianças não ameaçadas. 1 em 5 vítimas vítimas de cyberbulling pensam em suicídio, 1 em 10 tenta se matar, e a cada ano cerca de 4500 adolescentes obtêm sucesso na tentativa de suicídio.
Consequências nos agressores Art. 147. Perseguir alguém, de forma