Um olhar comparativo das praças gonçalves dias e maria ara a partir do contexto atual
Emmanuelle Pinto Borges
RESUMO
Este estudo se propõe analisar de forma comparativa a partir de dois espaços públicos, que apesar de encontrarem bem próximos apresentam características e finalidades diferentes na atualidade. Os objetos de estudo deste trabalho são as Praças Gonçalves Dias e a Maria Aragão que representam o convívio entre a tradição e a modernidade, e muitas das vezes um espaço completa o outro.
Palavras-chave: Atualidade. Praça Gonçalves Dias. Praça Maria Aragão
1 INTRODUÇÃO
A cidade de São Luís é conhecida mundialmente pela sua exuberância e grandeza de seu patrimônio arquitetônico azulejar, formado com casarões e sobrados portugueses. Devido à riqueza de atrativo histórico-cultural a UNESCO concedeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade no ano de 1997, que dá orgulho a todos os ludovicenses.
Toda a grandeza do patrimônio material de São Luís não se limita somente as edificações antigas, estão inclusas também as praças, igrejas e até mesmo as ruas da cidade. Entre estes, podemos considerar que as praças são na atualidade um dos bens históricos onde se observa mais a questão humanizada, pessoas usufruem desses espaços com mais frequencia. Nesta mesma perspectiva temos as Praças Gonçalves Dias e a Maria Aragão, que são objetos de estudo deste trabalho, uma vez que são referência devido ao grau de importância que as mesmas têm para a sociedade de São Luís.
2 HISTÓRICO DAS PRAÇAS
2.1 Praça Gonçalves Dias
A Praça Gonçalves Dias encontra-se em um dos locais mais privilegiados de São Luís, além da arquitetura diferenciada, o espaço oferece aos seus visitantes uma vista espetacular onde é possível contemplar uma das mais belas vistas da capital maranhense.
Quanto a sua origem histórica, muitas poucas informações têm-se a esse respeito. Segundo IPHAN (2009) antes da construção de qualquer praça existia a Ponta do Pompeu, sítio