Trabalho
Nome:
Local de data: Vitória, 24 de setembro de 2012.
Referência: Salve Geral. Diretor: Sergio Rezende. Direção Sergio Rezende. São Paulo-SP, Brasil. Produtora(s): Toscana Audiovisual, Globo Filmes, 2009, 1 DVD, 120 min. som. cor.
O filme Salve Geral, do diretor Sergio Rezende, é uma produção baseada em fatos reais, em que retrata o acontecimento que parou São Paulo no dia das mães do ano de 2006.
O filme começa contando a historia de Lúcia, uma professora de piano, que devido aos problemas financeiros depois da morte de seu marido é obrigada a se mudar para a periferia de São Paulo com o seu filho Rafael. A situação dela já era difícil e piora ainda mais no dia em que seu filho decide sair com um amigo, e acaba se envolvendo em um assassinato devido a um racha.
Rafael é preso e condenado. Lúcia, como uma boa mãe, não mede esforços para poder ajudar o filho, mas como a situação financeira era difícil não conseguiria para pagar um bom advogado. Em uma das visitas a seu filho, ela conhece Ruiva, uma advogada de porta de cadeia que está envolvida com a PCC. Era ela quem passava as informações aos líderes desse comando que estavam detidos no mesmo presídio que Rafael. Ruiva promete ajudar Lúcia a tirar seu filho do presídio, mas para isso teria que transmitir informações para os presidiários do comando. Devido a isso, Lúcia acaba se envolvendo afetivamente com um dos chefes, o Professor. O “salve geral” se dá quando os chefes do PCC são transferidos para um presídio de segurança máxima e é de lá que eles dão ordem para que se iniciem os ataques contra a polícia, bancos metrôs, shoppings, aeroportos e ônibus, além da rebelião no presidio, onde buscavam “paz, justiça e liberdade”.
Ao obsevar o filme percebe-se a realidade do sistema carcerário brasileiro, em que há envolvimento das organizações criminosas dentro e fora dos presídios sob a omissão do Estado. Além disso, também há grande envolvimento de pessoas de diversas classes sociais nesse