O Bullying e Cyberbulling
Bully vem do inglês e significa “valentão”, para o português não existe uma tradução direta, mas é todo tipo de agressão ou intimidação com o intuito de humilhar uma pessoa. Quem não sofreu bullying certamente se lembra de algum colega que sofreu.
No Brasil o bullying, é um termo novo mas não é atual. E não acontece somente na escola, também é encontrado nas universidades, no ambiente de trabalho e na vizinhança, porém, sendo mais comum entre os adolescentes. A má notícia é que essa forma de intimidação transpôs as barreiras das escolas e chegou ao meio virtual, com o nome de cyberbullying.
Quem algum dia já passou pela escola, com certeza se lembra do terrível bullying, intimidação ou comportamento agressivo com o intuito de humilhar algum colega.
Psicólogos, familiares, professores e outros estudiosos, tentam acompanhar e saber as razões que levam a agressão física e emocional que várias pessoas, principalmente os jovens fazem um com outros, nos dias atuais, muitas vezes sem motivo. Uma coisa é certa, a velocidade em que o mundo vai anda atropelando o respeito entre nós todos. E a internet apesar de ter trazido seus benefícos de comunicação, também pode ser o que acelera essa frieza que a humanidade anda passando, através dos cyberbullying.
Apelidos, brigas entre jovens, ofensas sempre existiram, com outros nomes. Mas parecia haver um certo limite talvez porque a figura dos pais, a atenção dos responsáveis da escola, uma religião, as áreas urbanas livres para a prática de esportes e encontros, tempos mais livres entre as crianças, sem aqueles compromissos imensos de a ter este limite e ajudar no controle do convívio. Hoje em dia o contrário disto tudo, só fez do bullying se tornar mais grave. O bullying e o cyberbullying pode ser visto como uma doença do século.
Mas o que é Cyberbullying? E Bullying é a mesma coisa?
Bullying é uma forma direta, é um contato físico, mais comum dos agressores chamados de bullies