Custos
Custeio direto (ou variável) é o método de se avaliar os estoques de produtos atribuindo-se a eles apenas e tão somente os custos variáveis de fabricação, sendo os custos fixos descarregados diretamente como despesas do período.
Custeio por Absorção:
Custeio por absorção significa a apropriação, aos produtos elaborados pela empresa, de todos os custos incorridos no processo de fabricação, quer estejam diretamente vinculados ao produto, quer se refiram à tarefa de produção em geral e só possam ser alocados aos bens fabricados indiretamente, isto é, mediante rateio.
Custo:
Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços: são todos os gastos relativos à atividade de produção.
Custo ABC:
O custo ABC - Activity Basead Costing é uma das maneiras que dispomos para calcular os custos da empresa, mas não a única. O custo ABC, é uma metodologia que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos.
Custo de Capital:
Custo de capital pode ser definido como a taxa de retorno necessária a cobertura das despesas financeiras geradas por investimentos realizados por uma empresa, de forma a manter inalterado o valor atual dos lucros esperados. A determinação do custo de capital é fundamental para as decisões de investimento seja através da compra ou do aluguel de um bem e para a definição da estrutura de capital.
Custo de Manutenção de Estoque:
O custo de manutenção de estoque é composto do investimento realizado em estoques, acrescido dos custos financeiros relativos a armazenagem, manuseio, impostos, seguros, depreciação e obsolescência. O valor do custo de manutenção é igual ao custo unitário de manutenção de cada item componente do estoque multiplicado pelo estoque médio ( o estoque médio no período vai depender da freqüência em que os pedidos de renovação dos estoques são colocados).
Custo de Oportunidade de Capital:
Sempre que