CUSTOS
DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
CUSTEIO
Disciplina: Gestão de Custos I
Professor: Angelo Christo
Alunas: Gabriela F.S. Carvalho; Ludymila Roli
6º ADM
CUSTEIO
PRINCIPAIS MÉTODOS DE CUSTEIO
Os principais métodos de custeio são;
Custeio por Absorção
Custeio Variável,
Custeio ABC (por atividade)
Cada método tem suas vantagens e desvantagens, mas, para efeitos contábeis, somente o custeio por absorção é admissível. O custo padrão pode ser adotado na contabilidade, desde que as variações ocorridas sejam ajustadas em períodos mínimos trimestrais.
Vamos falar um pouco de cada um.
CUSTEIO POR ABSORÇÃO
Este é um dos mais tradicionais métodos de custeio e é empregado quando se deseja atribuir um valor de custo ao produto. Por esse fato é conhecido, no Brasil, como método tradicional de custeio. A respeito deste método, podemos dizer que “consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos”.
Custeio por Absorção (também chamado “custeio integral”) é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.
A aquisição de bens de consumo eventual cujo valor não exceda a 5% do custo total dos produtos vendidos no período de apuração anterior poderá ser registrada diretamente como custo (RIR/1999, art. 290, parágrafo único).
Há inúmeros sistemas de custo e critérios de avaliação da produção e dos estoques, sendo que dentro dos princípios fundamentais de contabilidade, consagrados pela lei nº6.404/76, o método