Bush Gladiator
Retratando o filme, New York Times, relata que dois campos estão surgindo no seio da administração. Há aqueles em torno de secretário de Defesa Donald Rumsfeld e seu assistente Paul Wolfowitz, que querem uma política mais ofensiva, objetivando uma derrubada a Saddam Hussein e de outra forma reacender Guerra Fria. A ofensiva ao Iraque, antecede ao governo Bush como a Guerra do Golfo, e uma recente próximo ao seu governo .Em dezembro de 1998 ocorreu um bombardeio do Iraque, nomeada Operação Desert Fox . Foram quatro dias de bombardeios aéreos, que resultaram da maior ofensiva militar contra o Iraque desde a Guerra do Golfo, com o objetivo principal de debilitar a capacidade Iraquiana de produzir e usar armas de destruição em massa.
O outro lado do campo, quem se destaca é o secretario Estado Colin Powell e seus apoiadores, que pedem um relaxamento das sanções contra o Iraque, uma nova renovações ,na maioria das sanções. O secretario tem uma forma cautelosa de ver as intervenções militares, e são apoiadores do livre comércio. Acreditando que o foco principal é trabalhar para promover a paz, e não em ajuste de contas.
Analisando a versão do filme Roma com o governo Bush, havia dois campos políticos em ambos, aqueles que querem ampliar o império, Commodus e o senador Falco, e aqueles que querem restaurar a república como o senador Gracchus e Geral Maximus.
Commodus é um ditador, fingi ser um patriota e conhecedor das necessidades do povo, mais na verdade ele quer abolir todas restrições institucionais, começando pelo senado. Ele está lutando não só contra a sanidade fiscal e da forma republicana de governo, almeja a consolidação do poder pessoal e matando todos que adentram em seu caminho.
O opositor de Commodus é o senado Graco, aristocrata fiel a tradição(seria no caso o Bush?). Ao perceber na multidão romana a popularidade do ex