custos
5º E 6º SEMESTRE DE ADMINISTRAÇÃO - 2014.2
ALGUMAS DAS TERMINOLOGIAS UTILIZADAS EM CUSTOS INDUSTRIAIS
GASTO: “Sacrifício financeiro” realizado pela entidade para obtenção de um produto ou serviços, sacrifício este, representado pela entrega, ou promessa de entrega de ativos.
(normalmente em dinheiro). Somente é considerado gasto no momento que existe o reconhecimento contábil da dívida ou da redução do ativo dado em pagamento.
Gasto é termo genérico que pode representar tanto um custo como uma despesa.
Ex.: Compra de com matéria-prima, de Imobilizado, gasto com comissões sobre vendas.
(Todos os itens se enquadram dentro de gastos.)
INVESTIMENTO: Gastos ativados em função de sua vida útil ou de beneficio atribuído à períodos futuros. Ex.: Compra de MP é um gasto contabilizado temporariamente como investimento circulante (temporário).
DESEMBOLSO: Pagamento resultante da aquisição e um bem ou serviço. (pode acontecer antes, durante e depois da despesa). É a saída financeira da empresa, entrega de ativos.
Ex.: Antes = pagar antes de consumir => papel higiênico.
Durante = Investimento em um computador => parcelado c/ entrada.
Depois = Compras a prazo.
PERDA: Bem ou serviço consumido de forma anormal ou involuntária, não podendo estar associada a nenhum tipo de benefício presente ou futuro.
Não se confunde com despesas e muito menos com custo, exatamente por sua característica de anormalidade e involuntariedade; não é um sacrifício feito com a obtenção de receitas.
Ex.: Incêndios, Obsoletismo de estoques, perdas normais do processo produtivo, quebras, estragos... Obs.: A contabilização das perdas anormais são efetuadas, diretamente na conta de resultado.
CUSTOS: Existem várias formas de conceituar Custos, dentre elas as mais simples e de fácil compreensão são as seguinte:
a) Custo é o valor, expresso em moeda corrente, de atividades e materiais efetivamente consumidos e aplicados na fabricação dos produtos.
b) Custo é o