sindrome de down e capoeira
Para eichstaedt e lavay em (1991) a regularidade do exercício físico poderá ser um aspecto importante, quando trabalhando com populações com deficiência mental, para que se possa proporcionar uma melhoria nas habilidades motoras e controle dos movimentos rítmicos.
A síndrome de Down é uma anomalia gerada por cromossoma 21, que produz uma serie de transformações e características orgânicas bem definidas. Foi descrita pelo medico inglês John langdon em 1866, que a síndrome de down é uma condição genética que constitui uma das causas mais freqüentes de deficiência mental.
De acordo com Moreira e gusmjão (2002), a síndrome de down é caracterizada por um grau variável de atraso no desenvolvimento mental e motor. Esses Os individuo são susceptíveis a diversos males, dentre os quais se destaca coordenação motora que acarreta difilculdade em sua vida diária.
De acordo com maia (2002) os indivíduos com síndrome de down, aprendem a uma velocidade inferior devido as características que apresentam e por não lhe serem facultada oportunidades de vivenciar oportunidades diferentes.
Paula e campos (2006) referem que a capoeira proporciona experiências corporais que poderão refletir positivamente no desenvolvimento no desempenho e no desenvolvimento da criança para sua vida adulta.
Acredita-se que a capoeira a partir de sua pratica, é possível desenvolver capacidades na área da coordenação motora em individuo com síndrome de down. A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, musica e brincadeira. Caracteriza por movimentos ágeis e complexos, onde