Custos
Sumário
Terminologia de custos
Gasto / Investimento / Custo / Despesa / Perda
Perdas x Gastos
Perda é um prejuízo não intencional (involuntária). É uma despesa mas não é um custo. Por exemplo um incêndio não voluntário.
Gasto é um sacrifício financeiro para obtenção de um bem ou serviço.
Pode ser Custo / Despesa / Investimento
Despesas são os gastos necessários para vender e enviar os produtos, via de regra estão associadas as áreas comerciais e administrativas. Ex. Comissões sobre vendas, propaganda, juros sobre empréstimos, depreciação de equipamentos dos setores administrativos, roubo do almoxarifado
Custos são os gastos necessários para fabricar produtos ou prestar serviços da empresa (neste caso de serviços), normalmente ligados à área industrial da empresa. Exemplos salários da produção, energia elétrica, matéria prima, perdas normais de produção, produtos de limpeza de equipamentos da fábrica etc.
Investimentos são gastos ativados em função da sua vida útil ou benefícios atribuíveis a períodos futuros. São Depreciação, Amortização e Exaustão.
Depreciação bens tangíveis, por exemplo desgaste de veículos, maquinários, edificações, equipamentos...
Amortização são gastos pré operacionais intangíveis, por exemplo marca, direito de imagem de um jogador...
Exaustão desgastes de reservas minerais e vegetais etc
Cabe uma observação, um leasing operacional é um aluguel que vai para custo ou despesa, mas o leasing financeiro é um mero financiamento que vai para investimento
Métodos de Custeio
São as maneiras de se alocar os gastos para cada unidade produzida
Custeio por Absorsão
Sempre que tiver a palavra RATEIO é por absorção. Este é o método que a legislação (contabilidade societária e fisco) exige.
Todos os custo fixos ou variáveis são distribuídos a produção do período. Não considera as despesas (gerais, administrativas, vendas)
Custo de produção (somente custo)
Margem bruta
Contabilidade financeira