INTRODUÇÃO A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
O conceito de comunicação é muito amplo e existe muito a ser dito sobre o mesmo, mas para mim comunicação nada mais é do que o ato de transmitir informações, ou seja, tornar algo comum aos demais podendo ser uma informação, uma ideia ou até mesmo um produto.
É interessante lembrar que a comunicação não é algo recente, e teve inicio com os homens pré-históricos que retratavam seu cotidiano em desenho nas cavernas (arte rupestre) e foi evoluindo com a invenção do alfabeto até chegar à comunicação verbal que conhecemos hoje.
Já quando falamos do ato de comunicar devemos lembrar que este é composto de um processo de comunicação e este consiste em transmitir uma determinada informação entre um emissor (quem transmite a informação) e um receptor (quem recebe a informação) devendo interpretá-la (descodificar).
Para que o processo de comunicação seja efetivo o receptor (quem recebe a mensagem) sempre que possível deve emitir um feedback (retransmitir a informação a fim de sanar possíveis dúvidas) evitando assim ruídos ou falhas na comunicação (interpretações errôneas).
A transmissão da mensagem entre o emissor e o receptor pode ser feita através de linguagem verbal ou não verbal.
Linguagem verbal pode ser assimilada por linguagem falada ou escrita, ou seja, é a comunicação humana. Já a linguagem não verbal que provém de sinais não linguísticos, pode ser entendida como linguagem corporal, gestual, através de expressões faciais ou ainda através de desenhos e imagens.
Ética na comunicação?
A ética está associada aos valores morais que norteiam a conduta do homem enquanto sociedade e isto é discutível de re.
Ética na comunicação tem sinônimo de honestidade, imparcialidade e transparência na transmissão de informações, o que infelizmente não é uma realidade absoluta no Brasil, visto que os meios de comunicação (Revistas, Rádios, Canais de Tv e Internet) são tendenciosos e buscam influenciar a massa (telespectadores).
Já no âmbito empresarial