Custos
André Bon Engel
SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS
ANÁLISE DO CUSTO DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO
DE CACHORRO-QUENTE
Trabalho desenvolvido no 4º ciclo do curso de graduação em Administração de Empresas.
Profº: JOSÉ ANTONIO DE PAIVA.
SANTOS
2013
1 EMPRESA
A empresa abordada foi a Lanches H, localizada na cidade de Santos/SP.
Neste trabalho o intuito foi mostrar a realidade apresentada pela empresa Lanches H.
Seu negócio é a produção e comercialização de hot dogs (cachorro quente) e ainda, na venda de sucos e refrigerantes. A mesma, não tem endereço comercial fixo, ou seja, seu ponto comercial se localiza no próprio veículo de cachorro-quente. O veículo encontra-se basicamente em dois locais distintos da cidade, o que lhe dá maior agilidade para atender aos clientes em diferentes horários. A venda média é de 2650 unidades de cachorro-quente por mês.
A empresa tem como objetivo Lucro e retorno do investimento aplicado e por este motivo estuda as variações do mercado, sejam elas financeiras (aplicação do capital), pontos de comercialização e a probabilidade de demanda pelo seu produto quando oferecido.
O estudo teve como variáveis e indicadores o custo de produção e comercialização de cachorros-quentes e bebidas e as suas variações nos preços de venda.
PRODUTO
O cachorro-quente não é uma preparação considerada de alto risco, pois o processo de fabricação é simples, não são realizadas muitas etapas e envolve pouco manuseio. O fato de o consumo do lanche ser imediato ao preparo também é um fator positivo, pois não se adicionam ao processamento os possíveis erros realizados pelo consumidor.
A procura é alta, pois o produto é de fácil acesso e seu preço de venda é baixo. As ruas das grandes metrópoles brasileiras são repletas de consumidores de alimentos à procura de agilidade no atendimento, preço baixo e tempo curto na degustação de um