custos
O que são gastos, investimentos, despesas, perdas, desperdícios e CUSTOS?
GASTOS: São ocorrências nas quais a empresa contrai uma obrigação (dívida) perante terceiros (fornecedores, bancos etc.) para obter algum bem ou serviço que necessite para suas operações cotidianas.
Exemplo: pode ser alguma investimento como a compra de máquinas e equipamentos.
INVESTIMENTOS: São os gastos efetuados na aquisição de ativos com a perspectiva de gerar benefícios econômicos em períodos futuros.
Exemplo: Aquisição de uma máquina industrial, pois a empresa desembolsa recursos com esses ativos, visando um retorno futuro sob a forma de produtos fabricados pelo equipamento.
DESPESAS: São os valores despendidos voluntariamente com bens ou serviços utilizados para obter receitas, seja de forma direta ou indireta.
Exemplo: : gastos com aluguel, salários e energia elétrica da administração, gastos com juros pagos por atraso na quitação de uma duplicata, gastos com comissões de vendedores e propaganda, entre outros.
PERDAS: São as ocorrências ocasionais, indesejadas ou involuntárias no ambiente das operações de uma empresa.
Exemplo: incêndios ou inundações, os furtos de mercadorias ou matérias-primas.
DESPERDÍCIOS: São os gastos relacionados com atividades que não agregam valor.
Exemplo: Se a pintura de uma parede apresenta padrão de excelência apenas com uma demão de tinta e o trabalhador aplica duas demãos de tinta nessa parede, representa desperdício de tinta e de mão-de-obra.
CUSTOS: São os gastos efetuados para fabricar produtos.
Exemplos: Matérias-primas consumidas; salários e encargos sociais dos operários da fábrica; combustíveis, energia elétrica e água utilizadas no processo fabril; seguro do prédio industrial, manutenção, entre outros.
Os custos podem ser classificados como: diretos ou indiretos e variáveis ou fixos.
Custos Diretos
São todos os custos