Movimentação de Materiais
Ponte Rolante é uma maquina de elevação do tipo guindaste de ponte, utilizado para içamento, ou seja elevação de cargas.
No Brasil a Norma da ABNT que rege o projeto e a construção de máquinas de elevação é a Norma NBR-8400/1984 ( Cálculo de equipamentos para elevação e movimentação de Carga).
Tamasauskas (2002) afirma que são necessários os seguintes dados técnicos para que se possa desenvolver o projeto de uma Ponte Rolante:
Objetivo do equipamento; Classificação dos mecanismos e estruturas conforme a norma NBR 8400;
Tensão elétrica de alimentação; Ambiente de trabalho; Sistemas de controle de rotação dos motores elétricos;
Carga útil;
Tipo do controle de movimentos; Dispositivo de fixação da carga; Vão; Altura de elevação; Velocidades dos movimentos; Comprimento do caminho de rolamento; Disponibilidade física e dimensional do local de operação do equipamento e intermitência (%) e classe de partida para os motores elétricos, conforme a norma NBR 8400.
Componentes
Ponte: É a estrutura principal que realiza o movimento de translação (movimento de profundidade dentro de um barracão, por exemplo) da ponte rolante que cobre o vão de trabalho. Uma ponte rolante é constituída por duas cabeceiras e uma uni-viga ou bi-viga.
Cabeceiras:Estão localizadas nas extremidades da viga. Nas cabeceiras estão fixadas as rodas, uma das quais geralmente é acionada por uma caixa de engrenagem, que por sua vez é acionada por um motor elétrico, o que permite o movimento de translação da ponte rolante. Estas rodas se movem sobre os trilhos que compõem o caminho de rolamento.
Vigas: É a viga principal da ponte rolante. Quando o projeto da ponte rolante utiliza apenas uma viga tem-se uma ponte chamada de uni-viga, e quando o projeto da ponte rolante utiliza duas vigas tem-se uma ponte chamada de ponte dupla-viga
Sobre ou sob esta viga, dependendo do tipo de ponte