Movimentacao materiais
Universidade de Ribeirão Preto
Curso Superior Tecnólogo em Logística
Marcos Antônio Dias
R.A.: 798.743
Édson Espindola Marcelino
R.A.: 754.458
Irismar Alves Silva
R.A.: 797.702
Rosângela Linhares Gonçalves
R.A.: 797.698
Luciana Santos
R.A: 80584
Jessica F. S Dos Santos
R.A: 797693
Disciplina: Logística Empresarial
Professora: Melissa Rego
Movimentação De Mercadorias
GUARUJÁ - SP – BRASIL
1 SUMÁRIO
2 INTRODUÇÃO 3 3 MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS 4 4 EQUIPAMENTO 5 4.1 Sistemas de transportadores contínuos: 5 4.2 Sistemas de Manuseio para Áreas Restritas 5 4.3 Sistemas de Manuseio entre Pontos sem Limites Fixos 5 5 OUTROS EQUIPAMENTOS 08 6 CONCLUSÃO 09 7 BIBLIOGRAFIA 10
2 INTRODUÇÃO
Movimentar materiais é uma tarefa que demanda grande esforço. A utilização de equipamentos adequados para cada tipo de material a ser transportado pode contribuir para uma melhor execução desta tarefa. Cada vez mais, novos equipamentos, mais modernos e sofisticados, são introduzidos no mercado, e a escolha do melhor equipamento depende de muitas variáveis, como o custo, o produto a ser manuseada, a necessidade ou não de mão de obra especializada, espaço disponível, entre outros.
Neste trabalho, falaremos um pouco sobre os principais equipamentos utilizados na movimentação de materiais dentro de um armazém, explicando a utilização de cada um, ressaltando suas vantagens e desvantagens.
3. MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS
Movimentação de materiais: é a arte e a ciência do fluxo de materiais, envolvendo a embalagem, movimentação e estocagem. – IMAM
O manuseio ou a movimentação interna de produtos e materiais significa transportar pequenas quantidades de bens por distâncias relativamente pequenas, quando comparadas com as distâncias na movimentação de longo curso executadas pelas companhias transportadoras. É atividade executada em depósitos, fábricas, e lojas, assim como no transbordo entre tipos de transporte.