Custos De Estoques
O conhecimento de todos os custos que envolvem o estoque é muito importante, pois traduzem a boa gestão do controle dos custos e suas falhas. Sendo assim podemos classificar alguns custos que estão ligados diretamente ao estoque.
Fernandes aponta que (1994, p. 10): o que é interessante considerar, na quantidade de ressuprimento, é que a compra expresse um valor mais econômico ou represente uma despesa menor para a empresa. Isto porque estes dois custos variam na razão direta da quantidade a ser adquirida ou da periodicidade da compra.
a) Custo de ressuprimento (CR): custos fixos administrativos relativos ao processo de aquisição da quantidade requerida para reposição do estoque.
b) Custos de manter estoque (CM): custos necessários para manter certa quantidade de mercadorias por determinado período de tempo. (CHOPRA; MEINDL, 2003).
c) Custo total (CT): é a soma dos custos de pedir e o custo de manter estoques aumentam com nível de estoque.
Francischini (2002, p. 162 - 170), fala que uma das principais preocupações do Administrador de Materiais é saber quais são os custos relacionados ao estoque que ele gerencia. . Os principais custos relacionados ao estoque são: a) custo de aquisição; b) custo de armazenagem; c) custo de pedido; d) custo de falta.
Custo de aquisição: é o valor pago pela empresa compradora pelo material adquirido.
Custo de Armazenagem: O Administrador de Materiais é o responsável por manter esse custo no nível mais baixo possível, pois se trata de um dos itens que mais oneram a empresa em sua lucratividade.
Custo de falta de um item: Pode causar diverso prejuízos á empresa compradora. Esse custo é difícil de ser calculo com precisão, uma vez que envolver uma série de estimativas, rateios e valores intangíveis.
Entende-se que estoque gera custos, todos os custos devem ser controlados para aumento de resultados através dos cortes feitos. Portanto diminuir o volume de investimentos destinados a compras e investir