Custos de estoque
Os custos de estoques podem ser variáveis ou fixos. Em se tratando de custos variáveis estão:
• os custos de operação e manutenção de equipamentos;
• manutenção de estoques, materiais operacionais e instalações;
• obsolescência, deterioração e custos de perdas.
Em se tratando de custos fixos estão:
• os equipamentos de armazenagem e manutenção;
• seguros, benefícios a funcionários e folha de pagamentos além do uso do imóvel e do mobiliários.
Estocar o que não é necessário é um desperdício de espaço físico, além de dar prejuízo no tocante a investimentos. Quando se conscientizar de que há estoques gerando desperdícios, é preciso procurar as razões para a necessidade de estoque e passar a usar os estoques de maneira eficiente. Em matéria de custos relacionados à gestão de estoques, há os custos de manutenção de estoques, custos de pedido e custos de falta.
Os custos relacionados à manutenção têm relação com a quantidade do estoque e o tempo que ficará estocado. Custo de pedido se refere à novas encomendas que podem custar dentro das variáveis fixas. São custos associados com o envio da encomenda, o recebimento da recebimento da referida encomenda e a inspeção da mesma. Custos de falta são derivados da falta de estoque para satisfazer a demanda da clientela em um determinado período de tempo. Neste caso, está o pagamento de multas de contrato, perdas de venda, a imagem de a empresa ficar deteriorada, perda de mercado e ter que usar planos de contingenciamento. De qualquer forma, a existência do estoque é importante, mas é necessário um controle gerencial significativo interessante.
O QUE É CUSTOS
Os conceitos de custos estão tradicionalmente ligados aos sistemas de produção, que consideram como custos apenas o que é consumido nos departamentos de produção.Com isso, não ficam explícitos os custos que os produtos consomem das atividades logísticas (projeto e desenvolvimento, armazenamento, transporte, distribuição e