A COPA DO MUNDO E SUAS CURIOSIDADES II
A economia nacional da Suíça é impulsionada pela produção de relógios, que são conhecidos mundialmente pela qualidade. Outros segmentos importantes do setor industrial são o químico, mecânico e metalúrgico. Outro destaque da Suíça é o papel financeiro internacional que o país desempenha, sendo o principal centro bancário do mundo. O turismo é desenvolvido principalmente nas estações de esqui localizadas na cordilheira dos Alpes.
CULINÁRIA DA SUÍÇA
A culinária típica da Suíça é baseada e queijo, chocolate e pão. Quase toda a população come salada e vegetais regularmente, tudo para uma alimentação saudável. Carne, tirando lingüiça, não é muito consumida devido aos altos preços. Fondue, raclette (batata e queijo) bratwurst (lingüiça de frango com pão) são os principais alimentos típicos. Todos os produtos derivados de leite (queijo, iogurte, chocolate, sorvete...) na Suíça são muito saborosos e apreciados.
POPULAÇÃO DA SUIÇA A Suíça tem aproximadamente 7,6 milhões de habitantes. A estrutura da população suíça é marcada pela diversidade lingüística, pelo aumento da idade média da população e pelo alto percentual de habitantes estrangeiros na população geral.
Dos cerca de 7,6 milhões de habitantes, mais de 22,7% não possuem a nacionalidade suíça.
A idade média da população está aumentando porque as pessoas vivem mais tempo e têm menos filhos.
RELIGIÃO DA SUIÇA
Sua religião está dividida entre: cristianismo 87,2% (católicos 46,2%, protestantes 40%, ortodoxos 1%), islamismo 2,2%, judaísmo 0,3%, outras 10,3%
Porém pesquisas revelam que cada vez mais os cristãos abandonam as igrejas tradicionais. Esse distanciamento deve se a falta de religiosidade nas escolas, formação para magistério e entidades assistenciais.
ALPES SUIÇOS
Os Alpes suíços estão localizados na Suíça e fazem parte da cordilheira dos Alpes. Esta parte dos Alpes é por vezes chamada de Alpes Centrais. O ponto culminante dos