CUSTOS DE ESTOQUE
DO TRIÂNGULO MINEIRO – Campus Avançado Uberlândia
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
KATIÚCIA COLARES OLIVEIRA
Gestão de Estoque, Armazenagem e Movimentação
UBERLÂNDIA, MG
2013
LISTA DE EXERCÍCIOS – CUSTOS DE ESTOQUES
CST LOGÍSTICA – 3º PERÍODO – GESTÃO DE ESTOQUES, ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO
POFESSORA: RÔSE SILVA MACHADO FONSECA
1 - Para complementar nossos estudos sobre os Custos de Estoques, pesquise, explique em que consistem e dê exemplos dos seguintes custos envolvidos na Gestão de Estoques: (Valor 2,0 pontos/ 0,25 cada)
A - CUSTO DE FALTA DE ESTOQUE
Custos de falta são os custos derivados de quando não existe estoque suficiente para satisfazer a procura dos clientes em um dado período de tempo. Como exemplos temos: pagamento de multas contratuais, perdas de venda, deterioração de imagem da empresa, perda de market share, e utilização de planos de contingência .
Quando um material requerido está faltando no estoque podem acontecer dois tipos de custo de falta, sendo: custos e vendas perdidas e custos de atraso.
Custos de atraso são representados por custos extraordinários de transporte, manuseio, assim como gastos administrativos adicionais. Este custo está intimamente ligado ao nível de serviço atingido, devido a sua qualificação financeira. Apesar de grande importância, raramente é utilizado. Os produtos acabados e os insumos devem contar com indicadores diferentes, mesmo que estejam baseados no mesmo conceito.
Produtos acabados: Neste caso, o custo da falta é medido pela margem de contribuição de cada venda perdida pela indisponibilidade do produto (caso não seja possível o atendimento com atraso). Em outras palavras, a medida é o lucro que a empresa deixa de obter por não conseguir atender uma demanda existente. Nos casos de produtos com alta margem, o custo da falta tende a ser bastante significativo. O lucro cessante é conhecido estimando-se paradas de produção devido à falta