custo
CUSTOS EXPLÍCITOS: São custos dos insumos que envolvem o desembolso de dinheiro por parte da unidade produtiva. Ex: Custo dos salários dos trabalhadores de uma empresa.
CUSTOS IMPLÍCITOS: São custos dos insumos que não envolver o desembolso de dinheiro por parte da unidade produtiva. Ex: Custo de aplicar o dinheiro em uma nova máquina e abrir mão de aplica-lo a título de juros no mercado financeiro.
CUSTO PARA CONTADORES: Avaliam os custos explícitos das empresas.
CUSTO PARA ECONOMISTAS: Avaliam os custos explícitos e implícitos da empresa.
CUSTOS FIXOS: São custos de uma empresa que independem do volume total da produção. Ex: Aluguel
CUSTOS VARIÁVEIS: São custos de uma empresa que variam conforme a quantidade da produção. Ex: Salário
CUSTO MÉDIO: A razão entre um determinado tipo de custo pela quantidade produzida. Ex: Custo Fixo Médio = Custo Fixo / Quantidade de Produção.
CUSTO MARGINAL: É o valor do incremento do custo total em razão da produção de uma unidade de produção. CMg = ∆CT/∆Q (Onde CMg é o custo marginal, CT é o custo total e Q é quantidade produzida).
CUSTO IRRECUPERÁVEL/IRREVERSÍVEL: Um custo que já ocorreu e não pode ser recuperado, não sendo considerado para a tomada de decisões. Ex: Custos fixos com a paralisação de uma fábrica.
CUSTO SOCIAL: Referente à existência de externalidades negativas. Mede o custo privado dos produtores somados ao custo das pessoas afetadas adversamente pela externalidade. Ex: Custo social da produção de aço, que provoca poluição na região em torno da fábrica.
CUSTO DE TRANSAÇÃO: Curso em que as partes