MANUAL DO BOM SACERDOTE
(Babalorisà, Iyàlorisà, Tat'eto, Mam'etu, Doté, Doné e Babalawo).
1- Em primeiro lugar, entenda que você não é dono de ninguém, muito menos de Òrìsà, apenas aprendeu a cultuá-lo.
2- Seja humilde, a humildade é sinônimo de sabedoria, não queira impor nada, faça-se ser compreendido, isso bastará.
3- Não minta nem omita nada, para prover proveito em benefício próprio.
4- Você não tem mais Òrìsà que ninguém, todos são iguais perante Olódùmarè.
5- Não faça ninguém de escravo ou empregado, se quiser um trabalhe, e tenha situação para contratá-lo, pagando-lhe o referente ao contratado.
6- Não faça reuniões somente para mostrar erros e para pedir ajuda, se utilize da mesma para organizar seu Ile, e nomeie os mais responsáveis para ajudá-lo na administração, independente de cargos ou tempo de santo, você está lidando com pessoas, não com títulos.
7- Não esqueça de sempre reunir os "filhos de santo" para passar conhecimento do que você sabe, de forma objetiva, sem mistérios e segredos desnecessários, lembre-se, a palavra TRADIÇÃO, vem do latin"TRADITIO", significando TRANSMISSÃO, logo transmita-a, o culto aos Òrìsà, é simples, basta ter amor.Como dizia o saudoso Agenor Miranda, “Òrìsà não tem segredo quem os cria são os Homens”.
8- Jamais se envolva com uma filha(o) do Ile, e nem permita esse tipo de conduta na casa, ali não é um local profano e sim sagrado(Templo).
9- Se não sabe, pergunte, ou vá estudar mais, mas não invente, para não pagar mais tarde pela ignorância, lembre-se ninguém sabe tudo, ou lembra de tudo normalmente, se necessário releia seus ensinamentos, ou procure um mais velho.
10- Trate com atenção todos, sem descriminação, não é porque fulano contribui mais com dinheiro que será mais merecedor, apenas tem uma situação que pode ajudar mais, nada mais, não se venda por dinheiro.
11- Jamais “despache” qualquer assentamento que tenha sido feito, ali existe uma energia, acerte-o e cultue.
12- Não