custo de oportunidade
O custo de oportunidade corresponde àquilo que se deixa de ganhar na segunda melhor alternativa por se escolher a primeira. Em outras palavras: O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se escolher uma possiblidade, deixa-se de lado as demais possibilidades. À alternativa escolhida, associa-se como "custo de oportunidade" o maior benefício não obtido das possibilidades não escolhidas, isto é, "a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar". O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos, pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado "de oportunidade".
Um exemplo de custo de oportunidade é esta própria atividade.
Suponhamos que cada acadêmico tivesse planejado um passeio de fim de semana com a família, um futebol com os amigos, ou simplesmente ficar em casa e assistir televisão. Mas quando o professor propôs essa atividade todos tiveram que escolher entre seus planos de fim de semana e fazer a atividade que contribuiria para a nota.
A escolha foi fazer a atividade, porque o que iremos ganhar com ela é mais importante do que o que iríamos ganhar se tivéssemos decidido “curtir” o fim de semana. Então o que deixamos de “curtir” no fim de semana é o custo de oportunidade.
Outro exemplo: uma empresa que produzisse lápis, por dia a produção de lápis é de 500 unidades. Então os diretores decidiram fabricar canetas também, mas avaliando as condições descobriram que para produzirem 200 canetas teriam que deixar de produzir 100 lápis. Se eles decidirem por produzir as canetas assim mesmo, o que eles deixarão de ganhar com a venda dos 100 lápis é o custo de oportunidade da produção de canetas.
Curva de possibilidades de produção
Curva de possibilidade de produção ilustra como a escassez de fatores de produção impõe um limite à capacidade produtiva da sociedade, que terá de fazer escolhas entre as