Custo Da Ag Ncia
A teoria dos Custos de Agência analisa a influência dos conflitos de interesse entre acionistas, credores e administradores e a consequência desses conflitos acarretam gastos e perdas de riqueza para o principal.
Jensen e Meckling (1976) definem como custos de agência o somatório de:
Despesas de monitoramento das atividades dos agentes pelo principal:
Estes se relacionam com a estruturação de controle do sistema de informações, com Auditoria e entre outras.
Despesa com coberturas de seguros:
Ocorrem no momento da contratação de uma empresa para proteção contra possíveis perdas causadas por ações oportunistas por parte do agente.
Perdas residuais:
São provenientes da redução da riqueza do principal, em função da divergência de interesse e decisões do agente em relação ao principal.
A empresa não deve considerar os custos de agencia como encargos, mas considera-los como gastos necessários para que ela alcance seus objetivos.
A manutenção de sistemas de informações que permitam a tomada de decisões seguras e a aferição de seus resultados, responsabilidade dessa área ,proporciona tanto as principais quanto a agentes a possibilidade de geração de resultados que justifiquem a existência dos custos de agencia e promovam a satisfação dos interesses de ambas as partes envolvidas.
Assimetria de informações
Ocorre devido ao fato de o agente possuir um conjunto maior de informações sobre si, antes de sua contratação, ou sobre as atividades que ocorrem na empresa do que o principal, após a sua contratação, o que lhe permite a possibilidade de utilizar este fato com finalidade de benefícios próprios, uma questão central da qual se ocupa a Teoria da Agência e que tem como resultantes os custos de agencia.
Questões
1)Qual o objetivo do Custo de agência?
R. analisar a influência dos conflitos de interesse entre acionistas, credores e administradores e a consequência desses conflitos acarretam gastos e perdas de riqueza para o principal.
2)Cite um aspecto que