Artigo PROJETO II
DEFICIENTES VISUAIS
Machado, Maria Luísa; Graduanda; Universidade Regional de Blumenau marialuisa.machado@hotmail.com Bernardi, Victória Goedert; Graduanda; Universidade Regional de Blumenau vicky.bernardi@gmail.com Tomio, Rafael; Graduando; Universidade Regional de Blumenau rafaeltomio@blumenau.sc.gov.br Resumo
O presente artigo visa explicitar o processo de criação e desenvolvimento de um suporte de panelas, voltado para o público portador de deficiência visual. O projeto foi realizado por acadêmicos do curso de Design da FURB e tem como objetivo oferecer
mais
autonomia
e
independência
na
cozinha,
focando
principalmente no preparo e cozimento dos alimentos. A partir de pesquisas bibliográficas, pesquisas documentais e entrevistas com o público deficiente visual, percebemos a necessidade de criar um produto que oferecesse mais segurança na hora de cozinhar, a fim de evitar acidentes domésticos. A construção do projeto foi baseada na metodologia de Bruno Munari, onde o problema principal (utensílio de cozinha para o deficiente visual) foi dividido em microproblemas, cujo quais pudemos analisar de forma mais precisa graças à metodologia adotada. Quanto à execução do projeto em si, como definição da forma e dimensões, foram criadas a partir dos dados coletados nas pesquisas, para atender com eficácia todos os requisitos de projeto.
Palavras-chaves: Design. Deficiência Visual. Tecnologia Assistiva.
1 Introdução
A questão da inclusão social de pessoas portadoras de deficiência é muito incipiente no Brasil. Pensando em nível regional, percebe-se a falta de estruturas adaptadas especialmente para essas pessoas.
O design tem papel fundamental como agente transformador deste cenário, e aliado aos conceitos de tecnologia assistiva pode auxiliar a sociedade a solucionar esses problemas.
1.1 Tecnologia Assistiva
Analisando a realidade atual percebemos que o design aliado à tecnologia favorece e simplifica as