Custo anual equivalente
Origem...
A palavra ética provém do vocábulo grego: ethos, quer dizer "caráter, modo de ser". Daft (1991) define ética como “um código de princípios e valores morais que governam o comportamento de uma pessoa ou grupo, com respeito ao que é certo ou errado”.
Para Savater (1993, p. 31): A ética é a arte de saber-viver, ou a arte de viver, pois está diretamente relacionada à liberdade que o sujeito tem de optar, e essa condição é inerente ao ser humano, pois se concretiza no processo de inventar e escolher, e até mesmo se enganar na descoberta pela vida.
Definições...
Define-se então a ética como uma reflexão de caráter sobre os valores que se situam na prática dos homens na sociedade que os abriga. É na dominação da ética que se aprende a considerar as divergências entre o bom e o mau numa sociedade, onde se questionam os fundamentos dos valores e que se aponta como meta o bem comum, mas divergente de um bem determinado por interesses particulares.
Queiroz (1985, p. 86) complementa as definições ao afirmar que "a ética deve ser compromisso de vida, indo além dos códigos já estabelecidos, e nunca subterfúgio para fugir ao incerto, ao novo, ao ainda não institucionalizado".
A Ética nas Negociações
O que é negociar com ética? (Moreira, 1999) 1. Usar apenas dados e fatos verdadeiros. 2. Não omitir dados e fatos relevantes para a decisão da compra. 3. Não subornar para obter a decisão de compra da outra parte.
Onde falta ética? (ZAJDSZNAJDER, 2001)
1. Com clientes: mentir sobre produtos. 2. Com empregados: discriminação, invasão de privacidade, perseguição dos que apontam problemas 3. Com empregadores: deslealdade. 4. Com concorrentes: cartelização
Qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais.
a) Ser honesto em qualquer situação: a honestidade é a primeira virtude da vida nos negócios, afinal, a credibilidade é resultado de uma relação franca. b)