Influência do vento
Estudo feito por:
Ney Lyzandro Tabalipa
Doutorando em Geologia pela UFPR
Professor do Departamento de Construção Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Alberto Pio Fiori
Professor Doutor do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná
RESUMO
O artigo apresenta um estudo para se conhecer a influência do vento na estabilidade dos taludes da bacia do rio Ligeiro, município de Pato Branco, Sudoeste do Paraná. O trabalho envolveu a caracterização geotécnica em campo, ensaios em laboratório, e trabalhos de escritório.
A análise dos dados mostra que a vegetação é um fator positivo para o aumento do índice de segurança das vertentes, não havendo região instável onde existe vegetação, mas percebeu-se uma redução no valor do Fator de Segurança pela ação dos ventos sobre a vegetação. Constatou-se que a maior concentração de ventos e velocidades médias está nas direções Sudeste e Sul. Observou-se ainda que, as direções Norte e Sul concentram as rajadas de ventos mais fortes na área.
INTRODUÇÃO
O uso e ocupação do solo no Brasil por muito tempo ocorreram sem a adequada consideração dos condicionantes ambientais, o que acarretou inúmeros desastres, principalmente em áreas urbanas. Acompanhado a esta ocupação desenfreada que desconsidera os fatores fisiográficos da área, surgem inúmeros problemas, como erosões e assoreamentos, escorregamentos, enchentes, recalques de solo, esgotamento dos recursos hídricos, contaminação por disposição incorreta de resíduos, entre outros, que consomem grandes recursos, além de, muitas vezes, colocarem em risco a vida da população local.
Entre os problemas ambientais mencionados, um de grande preocupação são os escorregamentos nas encostas, devido a maior possibilidade de perdas de vidas e vultosos prejuízos econômicos. Os escorregamentos podem ser definidos como todo e qualquer movimento