Influência no tamanho do quebra-vento na presença da doença cancro citríco.
A citricultura tem grande importância econômica e social no Brasil, sendo o principal produtor mundial de laranja e responsável por cerca de 30% da produção da fruta e 53% de suco de laranja produzido mundialmente (FAO, 2012). De acordo com números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC, 2007), em 2007 foram gerados US$ 971 milhões em divisas ao país, decorrentes das exportações de suco de laranja concentrado.
Além da relevância mundial, uma das características da citricultura brasileira é o elevado grau de concentração da produção entre os estados brasileiros, com destaque à superioridade no volume de produção do estado de São Paulo, responsável por 6% da produção nacional da fruta e 70% da área plantada com laranja no Brasil (IBGE, 2012). Segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE, 2006), a área cultivada com laranja em São Paulo corresponde a 572 mil hectares, e a produção, a 14,4 milhões de toneladas, com valor da produção na ordem de US$ 1,83 bilhão.
Com grande área produtora, as pragas e doenças são um grande risco aos agricultores. Segundo Miranda e Ximenes (2009), a citricultura no Brasil tem uma longa história de desafios nesse contexto, já que nas últimas décadas, algumas das mais importantes doenças introduzidas no país tiveram impacto nessa cultura: Tristeza (1937), Cancro Cítrico (1957), Pinta Preta (1980) e o Huanglongbing (2004). Em relação aos concorrentes brasileiros, os problemas fitossanitários também são comuns na Flórida e na China, por exemplo. Historicamente, São Paulo tem mostrado mais capacidade técnica de se adaptar aos desafios fitossanitários e sua hegemonia dificilmente será ameaçada, apesar da previsão de uma menor produção nesta década (BOTEON e PAGLIUCA, 2010).
No estado de São Paulo, principal parque citrícola mundial, ocorreu o expressivo aumento na disseminação do cancro cítrico entre os anos 2009 e 2012, considerado um dos principais problemas