Custeio por processo
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Tema 2: Política de cobrança de contas a receber: um estudo de caso no comércio varejista de materiais de construção.
Rondonópolis
2014
Tema 2: Política de cobrança de contas a receber: um estudo de caso no comércio varejista de materiais de construção.
Atividade apresentada ao Departamento de Ciências Contábeis, Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis, realizada sob a supervisão da Prof.ª Rosa Beatriz
Rondonópolis
2014
1. De acordo com os autores, o que significa crédito?
Segundo Silva ( 2006, p. 58), crédito é o ato de vontade ou disposição de alguém ceder, por algum período, uma parcela de seu patrimônio a outrem com a expectativa de receber tal parcela integral depois de transcorrido o período estipulado.De acordo com Braga(1995, p. 113), “As empresas vendem a prazo, ou seja, concedem crédito para ampliar seu nível de produção, aumentar as vendas e , assim maximizar a rentabilidade.Concedendo crédito a um cliente, a empresa estará garantindo, além do aumento de suas vendas, giro dos estoques , ampliação de suas atividades e mais proximidade com o cliente.
2. Quais são os custos e riscos que não existem nas vendas á vista? despesas com a análise do potencial de crédito dos clientes; despesas com a cobrança das duplicatas; risco de perdas com os créditos incobráveis; custo dos recursos aplicados nas contas a receber; perda de poder aquisitivo do valor dos créditos em decorrência do processo inflacionário.
3. O que é uma política de cobrança?
A política de cobrança compreende procedimentos adotados para cobrar