Custeio processos e equivalente
PRODUÇÃO EQUIVALENTE
O sistema de apuração de Custos por Processo de Produção ou Produção
Contínua tem como fundamento a acumulação dos Custos ao longo do processo produtivo, onde a produção obedece a uma padronização. Neste caso, a indústria produz em série para estoques não se preocupando com encomendas específicas.
Na apuração dos Custos por Processo ou Produção Contínua, os custos são registrados em contas que representam os produtos ou então a linha de produção. ESQUEMA DA PRODUÇÃO CONTÍNUA
MATÉRIA PRIMA
Processo
A
MOD
CIF
Processo
B
Processo
C
Processo
D
PRODUTO X
PRODUÇÃO EQUIVALENTE
Quando da produção contínua, é comum no final do período existir produtos que estão no processo de produção e que ainda não foram concluídos; neste caso, são denominados Produtos em Elaboração.
Esses produtos antes de ficarem totalmente prontos ainda receberão custos que serão alocados no período seguinte.
No levantamento dos Custos é preciso determinar qual o estágio de produção em que se encontram os produtos para que se faça a distribuição dos Custos entre as unidades que estão em processo de produção e as unidades que foram concluídas.
Usando o critério da Produção Equivalente é possível determinar quanto equivalem em unidades acabadas os custos alocados nas unidades que ainda estão em processo de produção.
Exemplo:
A Indústria FerroOeste em 1/6/X8 inicia a produção de 2.000 unidades do produto X. Em 30/6/X8 a empresa concluiu a produção de 1.600 unidades, restando, portanto, 400 unidades que estão no processo de produção. As 400 unidades que estão em processo de produção, segundo levantamento efetuado pela Engenharia de Produção, correspondem a 80% acabadas. Custos levantados no mês 6:
Matéria-Prima
20.000,00
Mão-de-Obra Direta
16.000,00
Custos Ind. de Fabricação
12.000,00
TOTAL
48.000,00
Como existem unidades que ainda não foram concluídas, será necessário determinar as unidades