custos
Apostila Volume 1
Pg 113
Q.1) Grupo de Custo: é um agrupamento de itens de custos individuais. Os grupos de custo Variam de amplo, para mais específico.
Base de Alocação de custos: é um fator que relaciona, de maneira sistemática, um custo indireto ou um grupo de custos indiretos ao objetivo de custo. Quando o objetivo é um serviço, produto ou cliente, a base de alocação também é chamada de base de aplicação dos custos.
Q.2) O sistema de custeio por ordem de produção, o foco do custo e na unidade de um produto ou serviço específico, enquanto o custeio por processo ou na produção em massa de um serviço ou produto idêntico ou similar.
Q3) A campanha publicitária para PePs é um produto específico para um grupo específico de consumidores. Já para o banco o custeio por processo no caso de custos de saques em contas correntes e um produto para uma massa de clientes.
Q4) 1ª etapa: Identificar a ordem realizada com objeto de custos escolhido.
2ª etapa: identificar os custos diretos da ordem.
3ª etapa: selecionar as bases de alocação de custos a serem usadas para alocar os custos indiretos à ordem.
4ª etapa: identificar os custos indiretos associados a cada base de alocação de custos.
5ª etapa: calcule a taxa por unidade de cada base de alocação de custo.
6ª etapa: calcule os custos indiretos alocados á ordem.
7ª etapa: calcule os custos totais da encomenda somando todos os custos diretos e indiretos atribuídos á ordem.
Q5) Hora de mão de obra direta e horas máquinas.
Q6) Registro do custeio de ordem (ou planilha da ordem): registra e acumula todos os custos atribuídos a uma ordem específica ao iniciar o trabalho.
Registro de requisição de materiais: contém informações sobre o custeio dos materiais diretos usados em uma ordem e departamento específico.
Registro do tempo de fabricação: contém informações sobre o tempo de mão de obra usado em uma ordem e departamento específicos.
Q7) A confiabilidade das informações