5 Semestre
TOP – 2 ---DEFINIÇÕES - O MÉTODO DE CUSTEIO
__
Métodos de custeio
É o método usado para a apropriação de custos.
Existem dois métodos básicos de custeio: Custeio por absorção e Custeio Variável ou Direto, e eles podem ser usados com qualquer sistema de acumulação de custos.
A diferença básica entre os dois métodos está no tratamento dos custos fixos. Custear significa acumular, determinar custos.Custeio ou custeamento são métodos de apuração de custos, maneiras segundo as quais procederemos a acumulação e apuração dos custos.
__
__
METODO CUSTEIO esses métodos são utilizados para, entre muitas outras informações, determinar o valor dos objetos de custeio; reduzir custos, melhorar os processos; eliminar desperdícios; decidir entre produzir ou terceirizar; e eliminar, criar e aumentar, ou diminuir, a linha de produção de certos produtos. Dentre esses métodos, estão o custeio por absorção, o método das seções homogêneas, o custeio variável, o custeio baseado em atividades e o método das seções homogêneas.
DEFINIÇÕES – O CUSTEIO POR ABSORÇÃO
De acordo com Alexandre Sá (2006), o custeio por absorção consiste na apuração dos custos de operação de todos os bens produzidos ou serviços prestados, sejam eles fixos ou variáveis. Para Koliver (2000), a definição é semelhante, onde o custeio por absorção se caracteriza pela apropriação de todos os custos do ciclo operacional interno aos portadores finais dos custos. Já para Lopes de Sá (1990, p. 109), o custeio por absorção é a “expressão utilizada para designar o processo de apuração de custos que se baseia em dividir ou ratear todos os elementos de custo, de modo que, cada centro ou núcleo absorva ou receba aquilo que lhe cabe por cálculo ou atribuição”.
________
Custeio por absorção
Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de