UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE CUSTEIO DE UMA INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS
RESUMO
O presente artigo tem como principal objetivo apresentar uma análise do processo de custeio de uma indústria de processamento mínimo de alimentos. Tendo em vista o contexto em que empresas como essa estão inseridas, percebe-se que é comum que os proprietários/administradores utilizem o senso comum para realizar esse processo, esquecendo de alguns custos essenciais para o controle da organização ou até mesmo os ignorando. Nesse sentido, após uma breve abordagem teórica sobre as terminologias aplicadas a custos, tipos de custos e sistemas de custeio, será realizada uma breve análise de como estes elementos se aplicam na organização em questão.
Palavras-Chave: Custos, Custeio, Processamento Mínimo..
INTRODUÇÃO
` Conhecer a contabilidade de custos auxilia a adicionar valor às organizações, podendo através disto, identificar vantagens estratégicas no mercado em que atuam. Os custos são determinados com a finalidade de se conhecer os lucros, auxiliar nas operações e auxiliar as tomadas de decisões. Para tanto, é necessário criar um método de custeio estruturado, para se ter uma base correta e realizar uma correta contabilização dos custos.
Antes disso, é vital compreender os conceitos acerca da Contabilidade de Custos, conhecendo termos como: gastos, custos, despesas e perdas, custos fixos e variáveis, custos diretos e indiretos para a efetiva aplicação do custeio por absorção, levando em consideração para tal analise e a apropriação de todos os custos ao produto, sejam fixos ou variáveis e diretos e indiretos.
Este trabalho tem como principal objetivo analisar estrutura e o processo de custeio de uma empresa que processa alimentos na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, o que envolve identificar do ponto de vista do administrador os fatores que constituem os elementos que são apropriados ao custo dos produtos da organização.
A Maria Alimentos Ltda, inscrita no