custos logisticos
Lewis, Culliton e Steele, concluíram em seu estudo sobre a função do frete aéreo na distribuição física, que mesmo o modal aéreo sendo um transporte de alto custo, poderia ser compensado pela redução dos custos de inventário e armazenagem, em função da sua velocidade de distribuição.
Com isso se provou que os custos logísticos devem ser analisados de forma conjunto no processo logístico
Segundo Copacino ( 1997 ) o conceito de custo total. Os profissionais da Logística lidam com um conjunto de elementos interdependentes, cujos custos, por se compensarem entre si, resultam, a cada alternativa estudada, em um diferente custo total, com isso surge o conceito de tradeoff.
Conceitos Básicos
Gastos são desembolsos resultantes da obtenção de um bem ou serviço, que não necessariamente coincidem com o momento do gasto.
Gastos desembolsáveis são aqueles que irão afetar o caixa da empresa quando consumidos.
Gastos não desembolsáveis são aqueles considerados econômicos, ou seja, afetam o resultado econômico da empresa mas não afetam o caixa no curto prazo, como por exemplo a depreciação.
Investimento
são os recursos comprometidos para o funcionamento especifico, são gastos que fazem parte do ativo da empresa, composto por bens e direitos, de propriedade da empresa e que beneficiarão os exercícios, presente e futuro. Perdas estão associadas aos bens ou serviços consumidos de forma anormal ou involuntária, ou seja, algo inesperado, tal como a obsolescência dos estoques. Como podemos ainda associar as falhas e os desperdícios incorridos no processo, por exemplo, com atividades que não agregam valor e precisam ser minimizadas ou eliminadas.
Despesas são todos os gastos incorridos no esforço de obter receitas.
Custos são gastos relacionados aos sacrifícios dos recursos ocorridos no processo produtivo.
Custos Relacionados ao Objeto
Custos Diretos
são o que podem ser