Diamagnetismo
Goiânia, 2014
Reflexão da luz:
É o fenômeno que consiste no fato da luz voltar a se propagar em seu meio de origem, após incidir sobre um objeto ou superfície. Este fenômeno pode ser observado ao incidir a luz de uma lanterna em um espelho. Tendo uma análise um pouco mais profunda, é possível notar que o ângulo de incidência é o mesmo que o ângulo de refração.
Refração da luz:
É o fenômeno no qual a luz passa por uma superfície ou interface que separa dois meios diferentes. Assim como ao iluminar um vidro transparente com uma lanterna, quando isso acontece, parte da luz é refletida e a outra parte atravessa o vidro, mas com mudança na sua direção de propagação.
Difração da luz:
É o encurvamento sofrido pelos raios de onda (luz), quando esta encontra obstáculos à propagação. Ou seja, é a propriedade que a luz possui de contornar objetos. Por exemplo, avistar uma fonte luminosa de longe colocando os dedos da mão como obstáculos.
Espalhamento da luz:
Segundo o espalhamento de Rayleigh, a luz solar é espalhada em várias direções, cada uma com um comprimento de onda específico, no entanto, a onda que possui o comprimento da cor azul é bem mais definida e eficiente do que as outras. Por esse motivo é que vemos o Sol como um disco brilhante e o restante do céu todo azul, justamente em razão do efeito que a luz provoca sobre os átomos que compõem o ar, a qual faz com que a luz seja espalhada em vários comprimentos de onda, dos quais somente percebemos a cor azul.
Formação de imagens em espelhos planos:
Observação: Em um espelho plano, a distância entre o objeto e o espelho é a mesma distância entre a imagem formada e o espelho.
Formação de imagens em espelhos côncavos:
Formação de imagens em espelhos convexos:
Formação de imagem em lentes