Custeio baseado em atividades(abc): um estudo sobre o método
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES(ABC):
UM ESTUDO SOBRE O MÉTODO
DIEGO ARAUJO SOUZA
CIANORTE
2011
DIEGO ARAUJO SOUZA
custeio baseado em atividade(abc)
Projeto do Trabalho apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina Iniciação a Pesquisa em Contabilidade do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá., sob a orientação do professor Roberto Rivelino Martins Ribeiro.
CIDADE
1 INTRODUÇÃO
1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO
A Contabilidade é uma ciência milenar, que surgiu a partir do momento em que o homem introduziu na história a propriedade privada,surgindo assim para registrar suas riquezas,também para o controle e tomada de decisões, e fornecimento de informações aos seus diversos tipos de usuários, podendo ser diretamente a funcionários internos que agem internamente na empresa, e aos externos,que não tem um livre acesso dentro da empresa.
Após a revolução a revolução industrial, a contabilidade financeira ou geral se viu diante da requisição de informações mais especificas, por parte dos usuários, criando a necessidade de subdividir-se pois houve mudança na forma de fabricação de mercadorias, pois não seria mais fabricado em manufatura e sim começou a existir as fabricas, onde ele agregaria vários custos até seu término. A partir desta necessidade de controlar o custo dos produtos, nasce a contabilidade de custos.
O custeio baseado em atividades, é uma subdivisão da contabilidade de custos. Ele baseia-se no uso das atividades de cada produto. onde fundamenta-se que os produtos consomem atividades,atividades consomem recursos.Então surgiu em meio á necessidade de se avaliar os rateios dos custos indiretos,pois estes podem fazer grande diferença na hora de precificar os produtos.
O Sistema Custeio Baseado em Atividades é uma ferramenta que serve de auxílio no processo de geração de custos que existem