Sistemas de informação, organização, administração e estratégia
Em seu livro Kenneth e Jane demonstram que em função das grandes mudanças e pressões competitivas de mercado que circundam as empresas, elas estão criando uma série de sistemas baseados na internet, mas é importante que haja uma quantidade significativa de mudanças organizacionais e administrativas, que também levará para alguns desafios para a Administração.
O primeiro desafio é o de Sustentabilidade da vantagem competitiva, pois não pode ser assegurada lucratividade de logo prazo com sistemas estratégicos, onde a ação do concorrente é retaliar e copiar o sistema estratégico, ou mesmo o Mercado, as expectativas dos clientes e a tecnologia mudarem. Sistemas de informação por si só não podem proporcionar vantagem competitiva duradoura.
O segundo desafio é de Ajustar a tecnologia à Organização (ou vice versa), esse alinhamento é muito importante para o plano empresarial, para os processos de negócios da empresa. Entretanto deve-se estar atento se a tecnologia de informação serve para a organização ou mesmo se os planos, processos e estratégias da empresa estão desatualizados ou incompatíveis com a tecnologia pretendida, onde ambas precisarão ser ajustadas para conseguir um ajuste ótimo.
Nas organizações os sistemas de informação precisam estar alinhados aos seus objetivos e ao mesmo tempo a organização tem que estar aberta e consciente das influências que serão geradas pelos sistemas. Nessa interação complexa alguns fatores são mais afetados, entre eles a estrutura da organização, os procedimentos padrão de operação, as políticas, a cultura, o ambiente que a cerca e as decisões da administração, daí a necessidade de consciência dos administradores em que os sistemas de informação podem alterar significativamente a vida da organização.
A organização é uma estrutura estável e formal que retira recursos do ambiente