Importância das mãos
FUNDAÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO DE MINAS GERAIS
CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO DAS MÃOS NO AMBIENTE DE TRABALHO
Maria Angélica Santos Oliveira
Nova Lima
2012
1. INTRODUÇÃO
Com a mão o homem primitivo foi capaz de tornar seu trabalho muito mais eficiente e preciso. E nossos antepassados precisavam trabalhar muito para superar as debilidades naturais, no trabalho da luta por sua sobrevivência. A mão com polegar opositor e o trabalho geraram o que somos hoje, Homo Sapiens que vem do latim “homem sábio”.
A mão é identificada como um importante componente da anatomia humana, sendo sua função e estrutura únicas e incapazes de serem reproduzidas com a mesma perfeição. As atividades comuns da vida diária, como vestir, lavar e comer depende da habilidade manual.
A Revolução Industrial constituiu um marco significativo na história do mundo, com o aparecimento de um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Com os benefícios que a Revolução proporcionou, houve também um o aumento vertiginoso do número de acidentes do trabalho. A exploração do trabalho humano, visando o aumento da produção e crescimento econômico; as péssimas e indignas condições de trabalho nas indústrias, nas minerações; a jornada de trabalho fatigante, sem o repouso compensador; a inexistência de higiene física e psíquica; o maquinismo; etc., tudo contribuiu para os inúmeros casos de acidentes e doenças profissionais e, via de conseqüência, para uma completa desordem social.
Naquela época, as mãos eram segmentos do corpo mais atingidas pelo acidente de trabalho, pois se levarmos em conta que utilizamos nossas mãos para fazer praticamente de tudo, é compreensível que o número de acidentes com esses membros seja realmente alto. Por essa razão, a Segurança do Trabalho deveria fazer parte da Gestão da