Importancia da qualificação da mão de obra para aumento da exportação brasileira
Outro fator de grande relevância para o aumento da base exportadora brasileira, foi a entrada de multinacionais, investimentos e até mesmo a busca de aprimoramentos e tecnologias nos setores de produção.
A concorrência gerada com a abertura comercial, a médio e longo prazo, serviu e serve como incentivo a melhora e aumento de produção por parte da concorrência para sobreviver no mercado. Já os investimentos e melhorias foram outras soluções mediante a necessidade de alcançar, e em casos criar uma capacidade produtiva para suprir não só a demanda interna.
Nesse mesmo contexto, se analisa os acordos comerciais “atados” pelo Brasil, que também foram responsáveis pelo aumento da produção, mas por parte da busca de mercados e demandas fixadas em contratos. Como por exemplo: O recém-rompido (10/2013) acordo de exportação de Suínos, Aves, etc. do Brasil com a Rússia, sendo a Rússia o segundo maior importador brasileiro deste setor. Que ao ser firmado incentivou mudanças e adaptações, visto que havia capacidade, facilidades e grande potencial de produção no País.
Pode-se até citar a globalização do comercio no Brasil, essa abertura e entrada de companhias e capitais como motivador de Fusões de Empresas Grandes no Brasil (Porém Pequenas ou até inexistentes fora dele), que é o caso da Sadia e Perdigão resultando na BR FOODS. Não só alcançou-se a ampliação da produção como a projeção em grande escala na esfera internacional. E que não só tornou a nível de competição e sobrevivência no mercado, foi além disto. Chegando ao ponto de pôr o Brasil em constante e acelerado crescimento não só da produção nesse setor como a representação comercial do Brasil no mesmo. Ou seja, Além do aumento produtivo, houve o aumento da demanda na esfera internacional, assim como a parcela desta suprida pelo Brasil. Fazendo com que o Brasil superasse muitas potencias que antes dominavam o setor, e até sendo mostrados em