Urbanização
A urbanização brasileira só começou a ocorrer a partir do momento em que a indústria passou a tornar-se o setor mais importante da economia nacional. Ela representa um dos aspectos da passagem de uma economia agrário-exportadora para uma economia urbano industrial.
Essa transformação do Brasil apresenta inúmeros outros aspectos. Por exemplo: as camadas sociais dos fazendeiros e grandes comerciantes exportatores deixaram de ser dominantes A urbanização brasileira só começou a ocorrer a partir do momento em que a indústria passou a tornar-se o setor mais importante da economia nacional. Ela representa um dos aspectos da passagem de uma economia agrário-exportadora para uma economia urbano industrial.
Essa transformação do Brasil apresenta inúmeros outros aspectos. Por exemplo: as camadas sociais dos fazendeiros e grandes comerciantes exportatores deixaram de ser dominantes politicamente, isto é, perderam suas influências sobre o governo em favor dos industriais, banqueiros e diretores de grandes empresas estatais.
Cessou também o predomínio do campo sobre a cidade, no sentido de os principais interesses econômicos e de a maior parte da força de trabalho do país estarem sediados no meio rural, do qual o meio urbano era mero complemento com funções basicamente administrativas e comerciais. Ocorre agora um predomínio da cidade sobre o campo, no sentido de que os principais interesses econômicos e a maior parte da força de trabalho do país estão localizados no meio urbano, de cuja atividade industrial e bancária o meio urbano se tornou subordinado.
Essa subordinação do campo em relação à cidade se manifesta de várias maneiras: ele é um fornecedor de mão-de-obra e gêneros alimentícios para o meio urbano; o setor agrário de exportação continua a ser importante para a economia nacional, mas agora sua renda é utilizada principalmente para pagar as importações de máquinas ou petróleo para o setor industrial, e não mais para importar bens