CUSTEIO ABC
Demonstrou-se neste trabalho, a evolução da Contabilidade de
Custos que, de uma maneira ágil e dinâmica, que apresenta conceitos, forma e meios utilizados para rateios e apropriações dos custos de produção e serviços.
O Custeio pelo método ABC, vem dar a Contabilidade de Custos , não mais uma forma de apuração de custos, mas também uma visão mais clara e específica dos valores que são disponibilizados pela entidade e que são utilizados no processo de elaboração dos serviços.
A utilização do sistema de custeio por atividade, revelou na prática as discrepâncias que ocorrem na análise dos custos, quando utiliza-se o método tradicional de custeamento e quando aplica-se o ABC, e que , no caso da locadora de automóveis, os grupos de veículos que alteraram suas rentabilidades ao aplicar-se este novo método de custeio. Evidencia-se neste trabalho que este método em determinados momentos pode não apresentar grandes vantagens em razão de sua operacionalidade, no entanto, para aquelas empresas que possuem uma diversificação de produtos ou serviços, a alocação dos custos pelos métodos tradicionais de rateios, poderão vir a apresentar resultados que induzirão a tomadas de decisões equivocadas.
8
9
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo, pesquisar, analisar e demonstrar conhecimento sobre a forma de apropriação de custos, denominada de SISTEMA DE CUSTO BASEADO NA ATIVIDADE, ou mais conhecido como Custeio ABC.
O trabalho foi desenvolvido em três grande partes, sendo uma teórica, uma de apresentação da entidade
foco da experiência e
outra
abordados
prática.
Na
primeira
parte
foram
os
temas
relacionados a Contabilidade de Custos, suas origens e aplicações atuais, com a intenção de facilitar o entendimento do tema objeto de estudo e deste trabalho, posteriormente foram apresentados os conceitos e finalidades como também os procedimentos para a implantação do Custeio ABC, suas vantagens e