Custeio ABC
O presente trabalho trata do custeio baseado em atividade da empresa, como método que visa a diminuir as distorções que são provocadas em conseqüência do rateio das despesas diretas e, principalmente, indiretas da empresa em seu ramo de atuação, a fim de identificar quais os agentes causadores dos seus custos, e se pode atribuir um valor.
O Sistema ABC surgiu em meados da década de 80, tendo como objetivo suprir a necessidade de informações precisas sobre o custo da necessidade de recursos de produtos, serviços, clientes e canais específicos para as empresas. O principal fator são as mudanças ocorridas em relação à estrutura e aumento das parcelas das despesas indiretas em relação aos custos da empresa.
Uma das vantagens do sistema ABC é a metodologia que permite informações mais precisas quanto ao controle efetivo dos gastos. Podendo servir como ferramenta para todos os tipos de empresas. A desvantagem na utilização do sistema ABC é o alto custo para sua implantação, havendo a necessidade de um alto nível de controle interno.
2. CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES – ABC
O Custeio Baseado em Atividades, conhecido como ABC (Activity-Based Costing), é um método de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos. O custeio ABC considera atividades que não são relacionadas ao volume e que criam custos indiretos de fabricação, tais como o número de preparações de máquinas ou mudanças no projeto do produto que são necessárias para uma linha específica dele. Contrapondo-se a abordagem tradicional, o método de custeio baseado em atividades baseia-se em uma visão horizontal dos processos do negócio. A empresa é analisada pelos seus processos e subprocessos, cada um deles constituído por um grupo de atividades. Um processo é constituído por uma série de atividades que agregam valor, gerando determinado produto final (bem ou serviço) cujo objetivo é atender