custeio abc definição
Custeio ABC é um método de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos, o mesmo pode ser aplicado aos custos diretos, principalmente à mão de obra direta, e é recomendável que o seja.
A diferença fundamental entre Custeio ABC e os chamados sistemas tradicionais está no tratamento dado aos custos indiretos.
O Custeio ABC não se limita ao custeio de produtos. Ele é, acima de tudo, uma poderosa ferramenta a ser utilizada na gestão de custo. Lembrando que Custeio ABC não é rateio e sim rastreamento.
Custos diretos consistem em saber o quanto vou gastar efetivamente de mão de obra com determinado projeto, já custos indiretos consistem em não conseguir mensurar o valor gasto, essa informação só será possível ao final do processo.
Existem alguns pontos que são destacados no Custeio ABC, segue abaixo alguns exemplos:
*Atividades relevantes é uma ação que utiliza recursos humanos, materiais tecnológicos e financeiros para produzir bem ou serviço.
Em cada departamento são executadas atividades homogêneas, com isso fica mais fácil utilizar o método de custeio ABC para identificar as atividades relevantes dentro de cada departamento.
Exemplos de atividades relevantes: Departamento de compras, almoxarifado, administração de produção, corte e costura e acabamento.
*Direcionados de Custos é um fator que determina o custo de uma atividade, onde identifica a maneira como os produtos consomem as mesmas, ou seja, o quanto cada atividade demanda para ser produzida.
*Recursos relaciona o que foi gasto, tal como água, luz, salários, etc.
Em geral podemos concluir que o sistema de Custeio ABC apresenta diversas vantagens que devem ser cuidadosamente analisadas pelas empresas, com o sentido de serem tirados proveitos de suas informações, colocando a entidade em uma posição privilegiada. Contudo a necessidade imposta pelo mercado, os custos de implantação e acompanhamento, o recurso humano necessário, os