trabalho
Pode-se identificar o sistema de custeio baseado em atividades como uma técnica contábil que tem por finalidade identifica o agente responsável pela origem do custo para posteriormente lhe ser atribuído algum valor.
Para aplicação do custeio baseado em atividades, atribui os custos às atividades, para depois relacionar os custos dessas atividades aos bens a serem produzidos. A entidade rastreia os custos originados por cada atividade. Feito isso e identificados os beneficiários dos serviços prestados, são atribuídos a esses os custos. No caso dos custos indiretos, a importância na aplicação do ABC ocorre em função do crescimento deles em comparação aos custos diretos.
O aumento no uso de custos indiretos também proporciona uma maior diversidade de bens fabricados, o que exige, pela entidade, que se estabeleça melhor alocação daqueles custos indiretos.
O sistema de custeio baseado em atividades tem sua aplicação limitada ao conceito de atividade adotada para cada departamento da empresa. Em linhas gerais, a sua aplicação carrega a finalidade funcional de custear os bens produzidos. Aqui destacamos o que a doutrina contábil classifica como “primeira geração do ABC”.
O sistema do ABC não se restringe ao custeio de produtos, sendo considerado pelos profissionais da área contábil como uma importante ferramenta para a gestão desses custos.
Vantagens do sistema de custeio baseado em atividades (ABC)
a)informações gerenciais mais confiáveis geradas por meio da redução do rateio;
b)adequação com maior facilidade do sistema ABC às pessoas jurídicas prestadoras de serviços, uma vez que, se reconhece para esse ramo uma maior dificuldade em se definir custos, gastos e despesas;
c)redução nas necessidades de se aplicar rateios considerados arbitrários;
d)observância aos princípios fundamentais de